A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) iniciou a demolição de quatro quiosques irregulares na Praia de Itapuã, em Salvador, na manhã desta terça-feira (8). Com o apoio de caminhões e tratores, os servidores da Semop removeram telhados, alvenaria, gradis de madeira e disciplinadores que foram adicionados ilegalmente ao projeto original.
Em nota encaminhada ao BNews, a Semop informou que barraqueiros receberam notificação em janeiro para readequar as estruturas, mas não o fizeram. A ampliação dos equipamentos ocorreu sem alvará ou licença da Prefeitura de Salvador, alterando o tamanho original da estrutura concedida.
Durante a demolição, houve tumultos e protestos na rua e a Polícia Militar precisou intervir. A Ordem Pública afirmou que a ação visa garantir a regularidade das estruturas na orla de Itapuã.
A demolição faz parte de um projeto maior de requalificação da orla de Itapuã, que inclui a reestruturação de passeios, alvenarias e ciclofaixas. O objetivo é criar um espaço mais harmonioso e organizado para os visitantes e comerciantes locais.
Veja vídeo: