Quase 80 mil unidades de fogos de artifício foram apreendidas em Salvador e Lauro de Freiras

 Quase 80 mil unidades de fogos de artifício foram apreendidas em Salvador e Lauro de Freiras

Foto: Sérgio Figueiredo

Compartilhe

Deflagrada pela Polícia Civil, em parceria com o Ministério Público e outros órgãos de fiscalização e defesa do consumidor, a “Operação em Chamas” apreendeu 79.553 unidades de fogos de artifício, entre bombas, foguetes, vulcões e treme terra, nos municípios de Salvador e Lauro de Freitas.

A operação fiscalizou na terça-feira (18), as maiores feiras de fogos de artifício montadas nos dois municípios. “O objetivo da operação é garantir uma maior segurança aos consumidores na utilização de fogos de artifício, que fazem parte da tradição das festas juninas na Bahia”, destacou a coordenadora do Centro de Apoio ao Consumidor do MP, promotora de Justiça Thelma Leal.

Ao todo, 47.362 bombas, 10 mil vulcões e 29.053 outros fogos, entre foguetes e treme terra, foram apreendidos. Alguns dos artefatos estavam vencidos, outros tinham fabricação irregular, não autorizada, ou estavam armazenados de maneira inadequada, provocando riscos aos consumidores.

A operação contou com a participação do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, do Exército do Brasil, da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia (Procon), da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor de Salvador (Codecon), do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) e da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz).