Promotor alerta sobre o risco das espécies exóticas invasoras para a biodiversidade

Foto: Reprodução / MP-BA
O promotor de Justiça Alan Cedraz ressaltou, em recente declaração, a gravidade das espécies exóticas invasoras e das invasões biológicas, destacando-as como uma das cinco principais causas de extinção de espécies no planeta. Segundo ele, esse problema é muitas vezes silencioso, pois grande parte da população não possui conhecimento suficiente para distinguir entre espécies nativas e invasoras.
“Trata-se de um problema muito silencioso, onde muitas vezes as pessoas não têm um conhecimento adequado para identificar se determinada espécie é natural, nativa ou é invasora. E caso esse problema não seja identificado de maneira precoce e não forem tomadas medidas voltadas à gestão dessas espécies, pode se tornar um problema muito grave e ameaçar as espécies nativas daquela região”, explicou Cedraz.
A conscientização sobre o impacto das espécies invasoras é fundamental para evitar a perda da biodiversidade e garantir a preservação dos ecossistemas. O promotor enfatizou que, sem ações de controle e gestão, o efeito dessas invasões pode se agravar, colocando em risco a fauna e flora locais.