Programação da Flipelô 2024 tem Biblioteca Itinerante e projeto Leve e Leia
A oitava edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho, a Flipelô 2024, foi aberta, na manhã desta quinta-feira (8), no Centro Histórico de Salvador.
O público assistiu à contação de histórias ‘O Menino Nito’, da autora Sônia Rosa, e ‘O pássaro sem cor’, do autor Luiz Norberto Pascoal, e participou de sorteio de livro do projeto Leve e Leia e visitação à Biblioteca de Extensão, estacionada no Terreiro de Jesus.
Com acesso gratuito a toda a programação, o evento homenageia, neste ano, o poeta, cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista, considerado o pai do rock brasileiro, Raul Seixas. As atividades da Bibex têm início na sexta-feira (9), às 10h, e seguem até sábado (10).
A Biblioteca de Extensão (Bibex) é uma biblioteca pública integrada ao Sistema de Bibliotecas Públicas da Fundação Pedro Calmon. A ação vai à comunidade através de espaços de leitura espalhados por Salvador e interior da Bahia. Também participam frequentemente de eventos que promovem o livro e a leitura.
“Estar presente no evento faz parte da missão da fundação de garantir a identidade do povo da Bahia através do livro, da leitura, da escrita e da memória do arquivo. A Bibex, que faz parte das bibliotecas públicas do estado, valoriza essa importância nos bairros de Salvador e interior”, destacou o coordenador da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé da FPC, Onizio Casemiro.
Além de movimentar o setor cultural, a Flipelô também aquece a economia. Durante os cinco dias, a organização prevê que cerca de 200 mil pessoas participem das atividades espalhadas pelos 153 espaços públicos e privados ativados no Centro Histórico, desde a Praça Municipal até o Santo Antônio Além do Carmo. Na programação, há mesas de conversas, bate-papos, apresentações artísticas e espetáculos teatrais destinados ao público infantil e adulto.
A edição terá a participação de 146 escritores nacionais, cinco internacionais e 352 artistas das mais variadas linguagens. Entre as atrações internacionais estão a escritora Shelly Bhoil, da Índia, e o poeta Tenzin Tsundue, do Tibete. Já os destaques nacionais são Itamar Vieira Júnior e Paloma Jorge Amado, filha do escritor Jorge Amado.
“Leve e Leia” é um projeto que visa à democratização do acesso ao livro e à promoção da leitura como prática social, incentivando e estimulando o compartilhamento das publicações e o debate crítico sobre a obra. A dinâmica consiste na aplicação de “Quiz Literário” – uma atividade sobre a literatura brasileira junto aos estudantes que participam do evento, que, ao acertarem as perguntas, são premiados com livros.