Ouça a Rádio Soteropoles aqui

Professores estaduais cobram o pagamento da segunda parcela dos precatórios do Fundef

 Professores estaduais cobram o pagamento da segunda parcela dos precatórios do Fundef

Foto: Divulgação/Servidores da ACEB

Compartilhe

Com carro de som, faixas, cartazes, e apitos, professores da rede estadual de ensino, ativos e aposentados, realizaram manifestação, na manhã desta terça-feira (25), na Avenida Presidente Dutra, em frente ao Colégio Luís Eduardo Magalhães, em Feira de Santana, para pedir celeridade ao pagamento da segunda parcela dos precatórios do Fundef com a devida correção dos juros e mora conforme prevê o artigo 5° da Emenda Constitucional 114. Professores de 20 municípios do Estado saíram em caravana para Feira de Santana para participar também da manifestação.

Durante o ato político, a presidente da Associação Classista da Educação e Esporte da Bahia (ACEB), Marinalva Nunes, anunciou que, na próxima quinta-feira (27), às 9h, os professores irão protestar em frente à Secretaria Estadual de Educação (SEC). Na ocasião, a sindicalista frisou que o recurso dos precatórios do Fundef no valor de R$ 3.108.822.717,80 (três bilhões 100 milhões e oitocentos e vinte dois mil e setecentos e dezessete mil reais ) já encontra-se disponibilizado na Caixa Econômica Federal e, desse montante, 60% serão destinados aos docentes e 40% à infraestrutura dos colégios da rede estadual de ensino.

“A Educação é o grande pilar da nossa sociedade. O quê seria do país sem nós professores? A Educação é a base de tudo! O reconhecimento do trabalho dos professores é fundamental à qualidade do ensino. Valorizar os professores é primordial para garantirmos uma educação pública de alto nível que disponibilize o melhor conteúdo possível aos estudantes do nosso Estado”, salientou Marinalva Nunes, professora de Biologia aposentada e sindicalista, ao pontuar que, em 2022, a Bahia foi o único Estado do país que pagou a primeira parcela dos precatórios sem a correção dos juros e mora.