Presidente do STF anuncia Exame Nacional para Magistratura

 Presidente do STF anuncia Exame Nacional para Magistratura

Foto: Nelson Jr./STF

Compartilhe

Na última semana, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luís Roberto Barroso, anunciou durante a 15ª Sessão Ordinária de 2023 do CNJ a criação de um Exame Nacional de Magistratura.  

A prova teve a aprovação de todos os conselheiros, e será pré-requisito para candidatos de concurso público para juízes. “Os tribunais continuarão com autonomia para realizarem os seus concursos, mas a inscrição nesses certames dependerá da aprovação nesse exame nacional”, assegura o ministro.

Barroso também falou sobre o plano de ofertar bolsas de estudos para pessoas pretas, negras ou pardas para participarem dos concursos para juízes. O intuito disso é  apoiar a preparação desses candidatos. 

O ministro deixou claro durante a Sessão que o foco da sua gestão é melhorar eficiência da Justiça, promover os direitos humanos e colaboração e melhoria do Poder Judiciário. “Ninguém é bom demais, ninguém é bom sozinho, somos uma equipe e vamos jogar juntos com um objetivo comum: realizar a melhor justiça possível no Brasil”, frisou o ministro.