Ouça a Rádio Soteropoles aqui

Prefeitura monta esquema de transporte para os festejos juninos na capital baiana

 Prefeitura monta esquema de transporte para os festejos juninos na capital baiana

Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Compartilhe

A Semob preparou uma operação especial para o transporte público coletivo durante o período de festa junina em Salvador. Ônibus, táxis, mototáxis, veículos por aplicativo e os ascensores contarão com atenção especial nos dias e locais onde ocorrerão as festas com maior movimentação de público nos próximos dias. Confira as informações abaixo:

Ônibus – O público dos eventos vai contar com atendimento 24h através da frota reguladora nas estações Mussurunga, Acesso Norte e Pirajá.

Serão disponibilizados 40 veículos para os festejos do Parque de Exposições e do Pelourinho. Para atender especificamente o público do Centro Histórico, haverá um ponto de ônibus na altura da Casa do Benin, na Avenida Joaquim José Seabra (Baixa dos Sapateiros), onde veículos da frota reguladora darão atendimento aos usuários conforme demanda.

Para a realização da festa junina em Paripe, dez ônibus da frota reguladora serão disponibilizados para dar atendimento ao público, caso haja demanda, das 23h às 5h, entre os dias 22 e 24 de junho.

Transportes individuais – Para garantir o conforto daqueles que optarem por utilizar serviços de táxi, mototáxi e veículos por aplicativo, assim como dos operadores deste tipo de transporte, foi instalado pontos provisórios em locais privilegiados nas duas principais áreas de festejos juninos de Salvador: Centro Histórico e Parque de Exposições (Paralela). 

No Parque de Exposições, onde serão realizados shows entre os dias 13 e 15 de junho, 21 a 24 de junho e de 28 de junho a 2 de julho, a via marginal em frente à entrada do evento estará liberada para o acesso do público em geral até 1h após o início dos shows. Após este período, o trecho será de acesso exclusivo de táxis, mototáxis e ônibus.  

Os veículos particulares e por aplicativo deverão utilizar como embarque e desembarque a faixa à direita da via principal, ao lado do canteiro que a separa da marginal. Os ônibus que atendem o local farão o embarque e desembarque de passageiros no ponto logo após a passarela. 

Já no Pelourinho, o público do evento poderá acessar os pontos de táxi localizados na Rua da Misericórdia, próxima à Cruz Caída, e Rua do Taboão, próximo ao Largo do Pelourinho. Os pontos de motoristas por aplicativo ficarão localizados na Ladeira da Praça, sentido Rua do Saldanha.

Ascensores – O Plano Inclinado Gonçalves terá o horário de funcionamento ampliado, e irá operar das 8h às 20h, entre os dias 22 e 24 de junho. Já os planos inclinados Pilar, Liberdade/Calçada e o Elevador do Taboão seguirão o funcionamento habitual.

BRT – O modal terá o horário funcionamento mantido, das 5h às 23h10. O trecho 2 segue em operação assistida, das 9h às 15h.

Travessia Ribeira-Plataforma – O sistema irá operar de 6h às 19h em dias úteis e das 7h às 19h nos dias 23 e 24.