Prefeitura intensifica medidas para diminuir efeitos dos temporais
O prefeito Bruno Reis se reuniu na manhã desta segunda-feira (8) com secretários e dirigentes que integram o Sistema Municipal de Defesa Civil, no Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Codesal, para analisar o cenário e as medidas que estão sendo tomadas para contornar a situação, principalmente para a população que vive em área de risco.
Estiveram presentes na reunião os secretários da Saúde, Ana Paula Matos; de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Francisco Torreão; e de Manutenção (Seman), Lázaro Jezler; o superintendente de Obras Públicas (Sucop), Orlando Castro; o superintendente da Transalvador, Décio Martins; o diretor de Iluminação, Angelo Magalhães; dentre outros dirigentes.
Nas últimas 24 horas já choveu 175 mm de chuva e , no mês, mais de 300 mm que já superou a previsão para Abril inteiro, sendo que a média histórica para o mês é de 284,9 mm. Devido ao alto volume de chuva, as sirenes foram tocadas em vários bairros de Salvador, também foram registrados desabamentos e deslizamentos, além de queda de árvores na cidade. “Nossas equipes já estão atuando nesses locais, inclusive nas ocorrências de alagamentos em alguns locais da cidade, em especial naqueles que estão próximos a alguns rios que cortam a cidade. Nesses locais, estamos fazendo intervenções de micro e macro drenagem”, disse o prefeito.
Segundo protocolo do PPDC, já foram acionadas as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme em oito localidades: Vila Sabiá, na Liberdade, e na Baixa do Cacau, em São Caetano, ontem, e, hoje, no Calabetão, na BR324; Vila Picasso, Capelinha de S. Caetano; Bom Juá, BR 324; Mangabeira, Cajazeiras VIII; Voluntários da Pátria, Lobato e Irmã Dulce Cajazeiras VII. As sirenes são acionadas quando são registradas chuvas fortes acima de 150 mm em 72 horas.
De acordo com as equipes da Codesal e do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil estão atuando de forma contínua, 24 horas por dia, realizando vistorias e adotando ações para garantir a segurança da população. “Não tivemos nenhuma ocorrência com vítimas”, ressaltou Sosthenes Macedo, diretor da Codesal.
A orientação é que em casos de ocorrências, a população acione o 199. A Codesal também emite alertas para que você não seja pego de surpresa. Envie um SMS para 40199 e informe o número de seu CEP e receba os boletins de alerta da Defesa Civil. O serviço é gratuito.
FONTE: Thiago Souza/ Secom PMS
FOTO: Valter Pontes/ Secom PMS