Prefeitura inaugura novo Laboratório Central de Salvador

 Prefeitura inaugura novo Laboratório Central de Salvador

Foto: Valter Pontes / Secom PMS

Compartilhe

Nesta segunda-feira (3), o novo Laboratório Central de Salvador (Lacs) foi entregue na capital baiana com uma expectativa de ampliar em 15% a realização de exames de coleta no município. O equipamento, situado na Rua Visconde de Itaborahy, em Amaralina, foi batizado em homenagem ao médico e cientista Elsimar Coutinho. O local vai contribuir para a área de Vigilância Epidemiológica na investigação dos agravos que afetam a população como surtos e epidemias. Até então, o Lacs ficava no prédio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Dvis), na Av. Vasco da Gama

Bruno Reis disse que ter uma estrutura maior, capaz de ampliar a realização de exames, era uma necessidade antiga da rede municipal. “A pandemia deixou diversas sequelas, e uma delas foi a grande demanda reprimida de exames, consultas especializadas e cirurgias eletivas. Então, para enfrentar a questão dos exames, nós temos aí, agora, um Lacs muito bem estruturado, que foi ampliado, com ampliação de serviços, que vão até fazer com que a gente deixe de depender dos laudos do Laboratório Central (Lacen) do Estado”, disse.

A inauguração do novo Laboratório Central de Salvador possibilitará a implantação da área técnica de biologia molecular, ampliando a realização de exames no setor de microbiologia, além da implantação de novos exames laboratoriais como teste oral de tolerância à glicose, RT-PCR para arboviroses, teste de intolerância à lactose, culturas de secreções diversas com antibiogramas, entre outros.

Ampliação – Segundo a coordenadora do Lacs, Olivete Borba, a nova estrutura permitirá que Salvador conte com mais oito postos de coleta nos bairros, que serão inaugurados até o final deste ano. Assim, a expectativa é que a realização de exames suba para 400 mil, em média, por mês. “Esse será um ganho muito grande para a população. Numa cidade como a nossa, ter um laboratório de saúde pública é muito importante. É por isso que digo que essa é uma vitória, não só para nós, equipe de trabalho, enquanto servidores públicos, mas sobretudo para o povo”, afirmou.

O Lacs atua nas áreas de hematologia, microbiologia, bioquímica, uroanálise, dosagens hormonais, imunologia e parasitologia, e conta com um sistema de gerenciamento de dados laboratoriais, que inclui o interfaceamento com os equipamentos analisadores e a emissão dos laudos de exames. Os laudos são liberados pelos bioquímicos por assinatura digital, e podem ser acessados pelos pacientes através da internet.

O novo prédio do laboratório tem subsolo (com sala de coleta, esterilização, almoxarifado), térreo (bioquímica, uroanálise, imunologia, hematologia e microbiologia) e primeiro andar (eletroforese, parasitologia, coordenação, apoio técnico e operacional).