Depois do prefeito Bruno Reis (União Brasil) confirmar, na última segunda (29), que a tarifa do transporte coletivo de Salvador será reajustada em 2026, a Prefeitura divulgou, nesta quarta-feira (31), que firmou um contrato no valor de R$ 264 milhões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a aquisição de 300 ônibus Proconve-P8 (Euro VI). Segundo a gestão, a iniciativa representa a maior aquisição simultânea de ônibus da história da capital baiana e integra o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na área de Mobilidade Urbana, dentro do subeixo Renovação de Frota para o Setor Público.
Os ônibus adquiridos seguem o mesmo padrão dos veículos atualmente em operação, com melhorias importantes para o conforto dos passageiros, como ar-condicionado mais potente e o retorno do letreiro traseiro, ampliando a informação e a visibilidade das linhas.
Além da quantidade de veículos, o processo conduzido pela gestão municipal resultou no menor valor de compra de ônibus desse modelo em todo o país. Os recursos garantidos por meio do financiamento do BNDES serão pagos integralmente pelo Município de Salvador.
A operação de crédito foi negociada de forma conjunta pela Casa Civil da Prefeitura, pela Secretaria de Mobilidade (Semob), que será responsável pela gestão do contrato, e pelo BNDES. A previsão é de que os novos veículos sejam adquiridos e incorporados ao sistema de transporte público da capital baiana ao longo do ano de 2026.









