Prefeitura entrega revitalização de monumentos e realiza tombamento de 13 balaustradas antigas

 Prefeitura entrega revitalização de monumentos e realiza tombamento de 13 balaustradas antigas

FOTO: Betto Jr./ Secom

Compartilhe

A Prefeitura de Salvador entregou, nesta quarta-feira (29), uma série de monumentos revitalizados e realizou o tombamento de um conjunto de 13 balaustradas antigas, distribuídas em diversos bairros da cidade, como Centro, Barroquinha, Barra, Campo Grande, Centro Histórico, Rio Vermelho, Barris, Bonfim e Comércio.

Diversos monumentos foram revitalizados, incluindo os bustos dos heróis da Revolta dos Alfaiates, o relógio de São Pedro, a efígie de Rubén Darío, o Marco de Fundação da Cidade, a Estátua do Cristo na Barra, e as Fontes do Santo Antônio, do Baluarte, Dos Padres e do Gravatá.

O prefeito destacou a importância de preservar os símbolos históricos da cidade para as gerações presentes e futuras. Anunciou ainda a inauguração em breve do Museu da Misericórdia e da Arena da Capoeira, além de ressaltar os investimentos em cultura feitos pela gestão municipal. O presidente da Fundação Gregório de Mattos mencionou investimentos significativos em ações de tombamento, restauração e implantação de monumentos nos últimos meses, enquanto o secretário de Cultura e Turismo destacou os investimentos na preservação do patrimônio cultural da cidade. Entre os próximos monumentos a serem restaurados estão o Caboclo, a Cabocla, o Barão do Rio Branco, J.J. Seabra, Irmãos Pereira, Júlio Davi, Centro da Ancestralidade – Mestre Didi e as Meninas do Brasil, além da manutenção do conjunto de flores urbanas do artista Ray Vianna e Garibaldi.

A Fundação realizou a recuperação dos bustos dos heróis da Conjuração Baiana e a restauração e automação do Relógio de São Pedro. Outros espaços revitalizados incluem a Estátua do Cristo, o painel de azulejos portugueses, o marco da Fundação da Cidade, o Terreiro Ilê Asé Kalè Bokùn e o Okutá de Ogum. Além disso, foram restauradas quatro fontes da cidade. O investimento total aproximado nessas ações foi de R$25 milhões nos últimos 12 meses.