Prefeitura de Salvador inicia requalificação de toda a extensão da Rua Silveira Martins, no Cabula
A Prefeitura de Salvador autorizou nesta quarta-feira (18) as obras, com início imediato, de requalificação da Rua Silveira Martins, principal via de tráfego do Cabula e de ligação a bairros vizinhos. O prefeito Bruno Reis esteve no local para assinar a ordem de serviço da intervenção, que se estenderá por 3,6 km. O investimento será de R$ 14,5 milhões e prevê nova pavimentação, passeios mais largos para ampliar a segurança de pedestres, criação de retornos para facilitar o trânsito, implantação de áreas de convivência em espaços ociosos, abertura de ciclovias, canteiro central arborizado, entre outras melhorias.
O projeto, elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), está dividido em três trechos: desde o início da Rua Silveira Martins, na ladeira do Cabula, até a Alameda Flamengo; no trecho específico em frente à Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e do cruzamento com a Estrada das Barreiras, que receberá uma atenção especial por conta do tráfego intenso de veículos e de pedestres; e de lá até a ladeira da Avenida Edgard Santos, com criação de espaços de convivência. As obras serão executadas pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop) e têm prazo para serem concluídas em cinco meses.
O prefeito destacou a importância que a via tem para o bairro. “A Silveira Martins corta todo o Cabula, passando por uma região extremamente povoada, com diversos condomínios, a exemplo do Resgate e da Chácara. Vejam, portanto, a dimensão dessa obra, uma obra de infraestrutura como a que estamos fazendo nos quatro cantos da cidade com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de quem mora aqui. Vamos criar áreas para bicicletas, áreas de lazer, calçadas com mais segurança para pedestres, ou seja, são obras para que as pessoas possam usufruir do espaço todo”, disse Bruno Reis.
Entre as ações propostas estão a inclusão de uma ciclovia, contribuindo para ampliar a mobilidade da área, além da abertura de áreas para estacionamento de veículos. Houve também uma preocupação especial com a ampliação dos passeios, garantindo a largura mínima das calçadas para a circulação das pessoas, além da instalação de corrimãos e de faixas elevadas para a travessia de pedestres.
Os retornos da via receberão uma nova pavimentação para garantir a segurança no trânsito com a redução de velocidade. A acessibilidade de pessoas com deficiência também será melhorada, com a criação de rampas e instalação de piso tátil em toda a extensão do passeio da Silveira Martins. Foram projetadas ainda várias áreas de jardins e a criação de uma praça de lazer na rótula de acesso à Avenida Edgard Santos, além da revisão de toda a drenagem existente e implantação ou realocação de abrigos de ônibus.
Divisões
No primeiro trecho do projeto, que corresponde à área entre a ladeira do Cabula até a altura da Alameda Flamengo, na via principal, foram propostas duas faixas por sentido de via, assim como a criação de um canteiro central arborizado com retornos para veículos. As faixas para travessia dos pedestres serão implantadas próximas aos pontos de ônibus e nos retornos, no nível do passeio, com rampas de acessibilidade. As calçadas também serão ampliadas em determinados pontos.
Segundo a presidente da FMLF, Tânia Scofield, os retornos para carros serão criados com o objetivo de melhorar o trânsito. “A Silveira Martins tem em toda a sua extensão uma série de conversões à direita e à esquerda para acesso às transversais da rua. Atualmente, esse acesso é feito sem um ordenamento, o que acaba criando diversos pontos de retenção do tráfego. Os retornos serão criados para evitar os semáforos e, consequentemente, essa retenção na entrada das transversais. O condutor poderá fazer um retorno alguns metros adiante e, assim, realizar o acesso à rua que ele deseja”, explica.
O segundo trecho da obra, que vai da Alameda Flamengo até a Uneb, apresenta um maior grau de complexidade no sistema viário por conta da interseção com a Estrada das Barreiras. Neste cenário, o projeto de requalificação propôs um binário utilizando a Travessa da Tesoura, a fim de ajudar a melhorar a fluidez dos veículos nos pontos de estreitamento, viabilizando também o retorno para os automóveis que se dirigem à Rua São Gonçalo. Na interseção com a Estrada das Barreiras haverá modificação no sistema de sinaleiras que funcionará com tempo mais reduzido, otimizando assim o fluxo intenso nesta região.
O terceiro trecho compreende da Uneb até a ladeira da Avenida Edgard Santos. No Largo do Saboeiro, no espaço da rótula onde hoje existe um monumento em homenagem ao Professor Edgard Santos, será criada uma praça com pergolado e jardins com bancos, sendo este o único trecho que possibilitou a criação de um espaço público de convivência.