Prefeitura de Salvador alerta população sobre cuidados com o banho de mar no período de chuvas

 Prefeitura de Salvador alerta população sobre cuidados com o banho de mar no período de chuvas

Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Compartilhe

O período chuvoso em Salvador tem trazido um alerta aos cidadãos que curtem o banho de mar na cidade. O titular da Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), Kailani Dantas, esclareceu que as últimas semanas têm sido de muito trabalho para os agentes do órgão, devido às condições perigosas do mar durante o outono/inverno, marcado por frentes frias e fortes chuvas.

“Dentro deste período chuvoso houve momentos de abertura do sol e condições convidativas para a praia. No entanto, o mar apresenta características de inverno, o que demanda um esforço redobrado das equipes nas ações preventivas, sinalização, fiscalização e orientação dos banhistas”, avalia Dantas.

O coordenador antecipa que maio deve trazer um clima mais estável, porém, ainda com o mar em condições perigosas, com fortes correntes marítimas que podem trazer caravelas para a beira da praia. “Será um mês que exigirá cuidado redobrado dos banhistas”, alerta.

Os salva-vidas não apenas realizam operações de resgate, mas também implementam ações preventivas, educativas e orientativas em ambientes aquáticos, reduzindo o risco de afogamentos e garantindo a segurança daqueles que se encontram em perigo.

Contato – Em situações de emergência, além de buscar ajuda diretamente com os salva-vidas nas praias, a população pode acionar o serviço ligando para o número (71) 3202-4970. Para as praias localizadas fora da cobertura da Salvamar, recomenda-se entrar em contato com o Grupamento Marítimo (Gmar) do Corpo de Bombeiros pelo número 193. Em caso de áreas inundadas é importante contatar a Codesal através do número gratuito 199.