Ouça a Rádio Soteropoles aqui

Prédio do arquivo público da Bahia vai a leilão pela segunda vez

 Prédio do arquivo público da Bahia vai a leilão pela segunda vez

Foto: Reprodução

Compartilhe

Nesta quarta-feira (25), o prédio do acervo público que guarda os documentos históricos da Bahia vai mais uma vez a leilão. O imóvel está sendo penhorado por um processo judicial que cobra indenização contra a antiga Empresa de Turismo da Bahia S.A (Bahiatursa).

No século XVI, o casarão foi doado aos padres jesuítas pelo então governador Tomé de Souza. O edifício tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1949.

No ano de 2022, aconteceu o primeiro leilão foi realizado  e o prédio foi arrematado por uma empresa de Petrolina, em Pernambuco, no valor de R$ 13,8 milhões. No entanto, a autora do único lance desistiu da negociação em meio a questionamentos da Procuradoria Geral do Estado (PGE) que pediu à Justiça uma revisão da validade do leilão.

Um ano depois, o imóvel volta à casa de leilões com lance mínimo de 50% do valor avaliado, que corresponde a R$12.448.851,34.

O prédio fica localizado na Baixa de Quintas, em Salvador, a estrutura data do ano de 1555, o Quinta do Tanque ou Quinta dos Padres abriga a sede do Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), desde 1980.