Policiamento é reforçado no Recôncavo após conflito entre facções

Foto: Divulgação, SSP-BA

Uma violenta disputa territorial entre as facções Comando Vermelho (CV) e o Bonde do Maluco (BDM) colocou em alerta as cidades de Cachoeira, São Félix, Muritiba e Maragojipe, no Recôncavo Baiano. A tensão culminou em uma operação policial de grande porte nesta terça-feira (11), com intensos tiroteios que obrigaram o bloqueio da BR-101, próximo à Ponte da Pedra do Cavalo. A ação visa conter o avanço do CV, que tenta assumir o controle de áreas dominadas pelo rival.

Segundo investigações da Polícia Civil, o cenário de guerra se arrasta há semanas. A investida do Comando Vermelho na região não é recente. De acordo com o Jornal Correio, em julho, integrantes da organização chegaram de barco a Maragojipe, onde atacaram veículos, destruíram estabelecimentos e deixaram explosivos caseiros, causando pânico na população. A perda de espaço do CV em Santo Antônio de Jesus, após a prisão de um de seus líderes, teria motivado a nova estratégia de expansão para outras cidades.

Como parte da ofensiva, um suposto comunicado do Bonde do Maluco, que teria perdido o controle de São Félix, proibiu a circulação de pessoas entre Cachoeira e a cidade vizinha. “Não queremos ninguém da cidade de São Félix em Cachoeira e não queremos moradores da cidade de Cachoeira em São Félix”, dizia o texto atribuído à organização. A medida reflete o clima de medo, que levou até a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) a suspender as atividades acadêmicas em seu campus de Cachoeira.

A operação desta terça-feira contou com um reforço no efetivo das polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal na região. As diligências seguem em andamento visando à restauração da segurança. Durante os confrontos, cerca de 15 suspeitos teriam sido encurralados, mas não há registros de feridos ou prisões até o momento. As buscas pelos criminosos que fugiram continuam nas estradas vicinais.

Mais de Soteropoles

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com