Dois homens foram presos pela Polícia Civil da Bahia durante a Operação Instinctus, deflagrada nesta terça-feira (5) para combater roubos de motocicletas e um caso de latrocínio contra um agente. A ação foi coordenada pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC) e ocorreu em diferentes pontos da capital baiana.
Um dos detidos, de 21 anos, foi alvo de um mandado de prisão preventiva cumprido em Vila de Abrantes, Camaçari. Ele é investigado por envolvimento em uma tentativa de latrocínio ocorrida em 18 de fevereiro, na Rua da Bolívia, em Salvador. Durante o crime, quatro homens em duas motocicletas abordaram um policial civil, anunciaram o assalto e efetuaram disparos. A vítima reagiu, conseguiu se proteger e impediu o roubo, enquanto os suspeitos fugiram abandonando uma das motos.
No bairro Sussuarana Nova, outro suspeito, conhecido como “Tchuco”, foi preso em flagrante. Com ele, os policiais encontraram uma motocicleta com indícios de roubo, um revólver calibre .32 com munições, 43 pinos de substância semelhante à cocaína, além de embalagens de K9, maconha, balanças de precisão, coldres, cinco celulares possivelmente roubados e dinheiro em espécie.
A operação faz parte das estratégias da Polícia Civil para combater grupos criminosos, utilizando inteligência e tecnologia da Secretaria de Segurança Pública. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e reunir provas adicionais.