Uma operação realizada na última quinta-feira (24) encontrou 201 celulares escondidos em um fundo falso dentro de uma loja localizada em um shopping no bairro Caminho das Árvores, em Salvador. A ação foi conduzida pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), por meio da Delegacia de Defesa do Consumidor (DECON), e incluiu fiscalizações também no bairro da Liberdade.
Durante a inspeção, os policiais prenderam um homem que atuava como segurança da loja por porte ilegal de arma de fogo. A pistola que ele portava foi apreendida. Todos os celulares encontrados serão encaminhados para perícia, com o objetivo de apurar se possuem origem ilícita, como roubo ou receptação.
Além disso, a operação resultou na apreensão de cerca de 200 peças de roupas falsificadas de marcas internacionais, localizadas em lojas da Liberdade. Duas delas foram autuadas pela Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon) e também receberam autos de infração da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), por uso irregular de CPFs e CNPJs nas máquinas de cartão.
Na Avenida Tancredo Neves, outra loja foi alvo de fiscalização por suspeita de publicidade enganosa. O estabelecimento anunciava um relógio de R$ 8 mil que não estava disponível em estoque. A loja foi autuada e responderá por prática abusiva.
A operação envolveu policiais civis, fiscais da Codecon e representantes da Sefaz, e teve como objetivo combater crimes contra o consumidor e coibir práticas comerciais irregulares na capital baiana.