Planos de saúde individuais: limite de reajuste será divulgado nesta segunda. Alta pode chegar a 12%

 Planos de saúde individuais: limite de reajuste será divulgado nesta segunda. Alta pode chegar a 12%

Foto: Rebecca Maria/Agencia O Globo

Compartilhe

O percentual máximo para os reajustes dos planos de saúde individuais será divulgado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na segunda-feira, com um mês de atraso. O limite é válido para a aplicação entre maio de 2023 e abril de 2024, de acordo com o mês de aniversário do contrato.

Estimativas do mercado avaliam que a ANS deve limitar o aumento a um percentual entre 9% e 12%. Segundo a Associação Brasileira dos Planos de Saúde (Abramge), em suas simulações, o percentual encontrado com maior frequência foi de 10,4%.

Apesar de o índice ser bem menor do que o que vem sendo aplicado nos contratos coletivos – a maior parte na faixa dos 25%, havendo alguns superiores a 30% – ficará muito acima da inflação medida pelo IPCA nesse período, de 3,94%.

Este ano, no entanto, as operadoras de saúde já admitiram estar com menos disposição para negociar, aceitando até mesmo perder clientes, a fim de reequilibrar suas contas, o que demanda reajustes mais salgados.

Com um prejuízo operacional de R$ 10,9 bilhões em 2022, as empresas estão buscando, com os reajustes, as negociações com prestadores e o combate às fraudes, formas de melhorar seu resultado.

Fonte: O Globo