Um pitbull solto invadiu o pátio da Escola Municipal Liberdade, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e feriu seis crianças na manhã de quinta-feira (22). O ataque aconteceu no horário de entrada das aulas, surpreendendo funcionários e estudantes.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), as crianças tiveram ferimentos leves nos pés e foram socorridas para a UPA João XXIII. Em seguida, elas receberam vacina antitetânica na Policlínica Lincoln de Freitas Filho.
O cachorro foi capturado e levado ao Centro de Controle de Zoonoses, onde passará por castração, vacinação e leitura de microchip — medida que pode ajudar a identificar o tutor. Até o momento, o responsável pelo animal não foi localizado, segundo o 27º Batalhão da Polícia Militar, que realizou buscas na região.
No município do Rio, a lei determina que cães de raças consideradas potencialmente perigosas, como pitbull, rottweiler, fila e doberman, só podem circular em locais públicos com guia, coleira e focinheira. A condução desses animais também deve ser feita exclusivamente por pessoas maiores de 18 anos