PF vai oferecer delação premiada a Marcos Moura
A Polícia Federal vai oferecer um acordo de delação premiada ao empresário Marcos Moura, conhecido como “rei do lixo”, que foi preso no dia 10/12, acusado de liderar um esquema de fraudes em licitações públicas com recursos de emendas parlamentares.
Segundo informações da CNN Brasil, investigadores do caso, e até mesmo membros do governo comentam sobre a possibilidade do caso se tornar uma “nova Lava Jato”, devido à abrangência política do esquema.
Na Bahia, Moura é muito próximo do ex-prefeito de Salvador ACM Neto, que o indicou para integrar o diretório nacional do União Brasil.
Os documentos apreendidos na operação, mostram que a expansão do esquema em municípios de muitos estados, levando a percepção de que onde há representante do partido União Brasil havia alguém suscetível a integrar o esquema.
Cada um dos envolvidos ficava responsável pela operacionalização do esquema, que funcionava por meio da remessa pelo parlamentar de recursos via emendas para a prefeitura, o município tinha que devolver 10% do valor ao emissário das emendas.
As planilhas apreendidas mostram que o esquema movimentou mais de R$ 1 bilhão em todo o Brasil.