Ouça a Rádio Soteropoles aqui

Pelourinho ganhará novos sanitários para atender a população e os turistas

 Pelourinho ganhará novos sanitários para atender a população e os turistas

Foto: Mila Souza

Compartilhe

O Pelourinho ganhará novos sanitários para atender a população e os turistas. A iniciativa é da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), junto com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), que está realizando a recuperação dos mesmos.

Ao todo, serão cinco sanitários reformados na Rua Alaíde do Feijão. Esta rua, onde estão os sanitários públicos, é de fácil acesso e uma das mais movimentadas da área. Ela tem ligação direta com a rua que abriga o maior estacionamento da região, no Terreiro de Jesus, onde também ficam as sedes do Projeto Axé, da Escola Criativa e do Centro de Documentação e Memória do bloco Olodum, além do SESC.

De acordo com o coordenador do Escritório da Conder no Centro Histórico de Salvador (CHS), arquiteto Zulu Araújo, alguns sanitários que estavam desativados serão reformados para que a população volte a utilizá-los. “Estamos reativando um sanitário que já existia em um imóvel do IPAC, na Rua Alaíde do Feijão (antiga Rua das Laranjeiras), mas que esteve fechado durante alguns anos”, afirmou.

Embora não seja responsável legalmente pela infraestrutura do Centro Histórico de Salvador, a Conder realiza ações pontuais devido à importância do local, tombado como Patrimônio Nacional pelo IPHAN e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A instalação de sanitários públicos é responsabilidade da Prefeitura, mas a Conder decidiu contribuir devido à alta demanda turística. No Pelourinho, sanitários gratuitos só estão disponíveis durante eventos.

A Rua Alaíde do Feijão, onde a Conder está reformando sanitários, tem cerca de 400 anos. A Conder também realiza melhorias como pintura de fachadas, requalificação de ruas e calçadas, e construção de projetos habitacionais no Pelourinho e no bairro do Santo Antônio.