Pelo quarto ano consecutivo, o estado da Bahia lidera ranking de mortes mais violentas no Brasil

 Pelo quarto ano consecutivo, o estado da Bahia lidera ranking de mortes mais violentas no Brasil

Foto: Reprodução

Compartilhe

A Bahia foi o estado que mais registrou mortes violentas em todo o Brasil, no ano passado pelo 4º ano seguido. De acordo com os dados do Monitor da Violência, no total foram contabilizados 5.124 mortes, levando em consideração feminicídios, homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

Os dados ainda apontam uma média de 427 assassinatos por mês. Todas as 5.124 mortes violentas no estado representam uma fatia de 12,5% de todos os casos no Brasil: 40.804.

Inclusive, nas rede sociais, o ex-prefeito de Salvado ACM Neto criticou os altos índices de violência registrados na Bahia. Em um vídeo publicado no Instagram, ele chamou os números de “alarmantes” e pediu uma reação imediata do governo estadual.

Confira nota da SSP:

A Secretaria da Segurança Pública ressalta que as mortes violentas apresentaram redução de 7,9% no ano de 2022, na comparação com o ano anterior. Enfatiza que a diminuição é resultado do trabalho conjunto das forças estaduais de segurança, além das ações integradas com instituições federais.

Com relação à criação de rankings, a SSP acredita ser inviável a comparação entre os estados, haja vista as diferentes metodologias. Estados que classificam homicídios como morte a esclarecer ou contabilizam chacinas com três, quatro vítimas, como uma ocorrência de morte, impedem a veracidade das informações para esse tipo de ranking.