PEC da Reeleição é aprovada pel Alba; ação permite terceiro mandato a Adolfo Menezes

 PEC da Reeleição é aprovada pel Alba; ação permite terceiro mandato a Adolfo Menezes

Foto: Reprodução/Youtube

Compartilhe

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que permite a reeleição para o comando da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) foi aprovada, na tarde desta terça-feira (19), em dois turnos, com 56 votos a favor e 2 contra. Junior Nascimento (UB) e Hilton Coelho (PSOL) votaram contra a proposta. O presidente Adolfo Menezes (PSD), principal beneficiário da PEC, não votou.

Com isso, fica liberada a renovação do mandato para a Presidência da Casa numa mesma legislatura. Antes, só estava permitida a renovação do mandato em legislaturas diferentes, como forma de evitar a longa permanência de um só parlamentar no comando da Assembleia.

Embora a próxima disputa pela Presidência do Legislativo estadual só ocorra em fevereiro de 2025, aliados de Menezes deflagraram uma ofensiva no segundo semestre do ano passado para emplacar a PEC da reeleição e pavimentar o caminho para o terceiro mandato do atual presidente.

Durante a sessão desta terça (19), o líder do governo, Rosemberg Pinto (PT), pediu que os oito parlamentares do PT votassem em peso a favor da PEC, durante discurso na tribuna da Alba. Rosemberg disse ainda que essa era a posição defendida pelo Palácio de Ondina. Já o líder da oposição, Alan Sanches (UB) afirmou que, embora não possa garantir que Menezes será o candidato de preferência do grupo, apoiava o direito dele de concorrer ao terceiro mandato.