Parlamentar quer disponibilizar documentos da Ditadura Militar para o público

 Parlamentar quer disponibilizar documentos da Ditadura Militar para o público

Arquivo

Compartilhe

O parlamentar estadual Hilton Coelho (Psol) encaminhou o pedido à diretora-geral do órgão, Ana Flávia Magalhães Pinto. A documentação referente à Ditadura Militar na Bahia pode ser disponibilizada ao público caso o Arquivo Nacional aceite uma indicação protocolocada por um deputado baiano. 

O intuito é facilitar o acesso do público à história do período de 1964 a 1985, com ênfase em eventos que envolveram personagens baianos ou aconteceram no estado. Ele sugeriu que a documentação seja encaminhada para instituições baianas especializadas na preservação e divulgação do patrimônio cultural e histórico, como a Fundação Pedro Calmon/Centro de Memória da Bahia e o Arquivo Público da Bahia.

“Enquanto muitos estados brasileiros disponibilizam fundos documentais de suas respectivas Delegacias de Ordem Política e Social, a Bahia enfrenta uma lacuna significativa nesse sentido, agravada pelo lamentável episódio de queima de documentos na Base Aérea de Salvador em 2004”, observou.

Hilton também ressaltou a importância da digitalização de documentos que ainda estão em formato físico, visando facilitar o acesso e a pesquisa para estudantes, pesquisadores e interessados em geral.