Papa Leão 14 celebra sua primeira missa como pontífice

Foto:Reprodução/Vatican News

O papa Leão 14 celebrou, nesta sexta-feira (9), sua primeira missa como novo líder da Igreja Católica. A cerimônia foi realizada às 6h (horário de Brasília), na Capela Sistina, no Vaticano, com a presença dos cardeais e trabalhadores que participaram do conclave que o elegeu.

A missa marca oficialmente o início do ministério litúrgico de Leão 14, nascido Robert Francis Prevost, de 69 anos, nos Estados Unidos. A celebração não foi aberta ao público, mas foi transmitida ao vivo pelos canais oficiais de mídia do Vaticano.

Durante seu primeiro discurso, logo após a tradicional fumaça branca anunciar sua eleição, o novo pontífice se emocionou ao pedir união e diálogo entre os fiéis. Especialistas avaliam que Leão 14 deve manter a linha de abertura iniciada por seu antecessor, o papa Francisco.

A primeira missa de um papa costuma indicar o tom que marcará seu papado. Em 2013, por exemplo, Francisco surpreendeu ao celebrar sua primeira liturgia sem usar um texto escrito, enfatizando a necessidade de “caminhar, edificar e professar Jesus Cristo crucificado”.

Após a celebração desta sexta, o papa volta a aparecer no domingo (11), às 6h da manhã (de Brasília), quando rezará a oração do Regina Coeli da sacada da Basílica de São Pedro. Na segunda-feira (12), ele terá seu primeiro encontro com jornalistas e profissionais da mídia, em audiência marcada para as 5h da manhã, na Sala Paulo VI, também no Vaticano.

Mais de Soteropoles

plugins premium WordPress