Palacete Tira-Chapéu reabre em Salvador com espaço cultural e gastronômico

 Palacete Tira-Chapéu reabre em Salvador com espaço cultural e gastronômico

Foto: Reprodução

Compartilhe

O Palacete Tira-Chapéu, localizado na Rua Chile, reabrirá suas portas no dia 3 de setembro, após uma grande obra de revitalização. O edifício se tornará um espaço cultural em Salvador, abrigando bares e restaurantes, promovendo não apenas a preservação, mas também o resgate do patrimônio histórico.

A reabertura será marcada pela Mostra Casa Conceito, um evento que reúne arquitetura, design, arte e sustentabilidade, e que acontecerá até o dia 3 de novembro. A presidente da Associação da Rua Chile e organizadora da mostra, Andrea Velame, expressou sua alegria em ver um prédio histórico revitalizado. “Queremos que o Palacete seja um espaço onde a arte, a arquitetura e a cultura se encontrem, proporcionando uma experiência única para todos os visitantes”, disse ela em entrevista ao Alô Alô Bahia.

O Palacete Tira-Chapéu é um marco da arquitetura eclética do início do século XX, concebido pelo arquiteto italiano Rossi Baptista. O edifício, com seus três pavimentos decorados por capitéis, frisos, cornijas e atlantes, reflete a riqueza cultural e a grandiosidade da época em que foi construído. O processo de retrofit, iniciado em 2023 e coordenado pela Elysium Sociedade Cultural, uma entidade sem fins lucrativos dedicada à preservação e ao resgate deste importante patrimônio histórico, foi conduzido com determinação.

Entre os destaques gastronômicos do novo espaço estão restaurantes liderados por chefs renomados como Claude Troisgros e Angeluci Figueiredo, além de uma unidade do Grupo Soho, um bar do premiado Bar Purgatório e a gastronomia da chef russa Iryna Podusovska. O local também contará com uma enoteca, um fumoir, uma choperia da Heineken, um café Três Corações e o Chocolate Du Jour.