Oposição atinge assinaturas para impeachment de Moraes

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A oposição no Senado alcançou nesta quinta-feira (7) o número mínimo de assinaturas necessárias para protocolar um pedido de impeachment contra o ministro do STF Alexandre de Moraes. Com a adesão do senador Laércio Oliveira (PP-SE), o bloco liderado por Rogério Marinho (PL-RN) completou as 41 assinaturas exigidas pelo regimento da Casa.

Após a conquista, Marinho afirmou que a oposição voltará a participar das discussões legislativas. “Estamos desobstruindo e a oposição vai participar dos debates das pautas que interessam ao Brasil, pautas que interessam a todos, para aquém das questões ideológicas”, declarou.

Apesar do avanço, a bancada baiana — composta por Otto Alencar (PSD), Angelo Coronel (PSD) e Jaques Wagner (PT) — não endossou o movimento. Além disso, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), ainda não se pronunciou publicamente sobre o tema, mas avalia arquivar a solicitação.

Para que o impeachment seja aprovado, seriam necessários 54 votos favoráveis no plenário. A decisão final, no entanto, depende da análise de Alcolumbre, que tem autoridade para definir a tramitação ou o arquivamento do processo.

Mais de Soteropoles

plugins premium WordPress