Polícias Federal e Militar, com apoio da Força Nacional e da Polícia Civil, deflagraram duas operações simultâneas na manhã desta terça-feira (9) no extremo sul baiano. As ações visam combater a violência de conflitos fundiários na região, investigando homicídios de produtores rurais e um ataque contra indígenas.
A Operação Sombras da Mata investiga a morte de dois pequenos agricultores e o ferimento de um terceiro durante uma invasão a uma propriedade em Itamaraju, no dia 28 de outubro. Segundo as investigações, o ataque foi praticado por pessoas que se autointitulariam indígenas. Três suspeitos foram presos em flagrante na data, mas liberados posteriormente. Os trabalhos da PF identificaram supostos mandantes e autores dos disparos.
Foram expedidos seis mandados de prisão preventiva e um de busca e apreensão. Durante as diligências, uma pessoa foi detida e mais de dez armas de fogo, apreendidas.
Já a Operação Tekó Porã apura o ataque a um grupo indígena da Aldeia Kai, ocorrido em 1º de outubro, no distrito de Cumuruxatiba, em Prado. Os indígenas estavam em uma fazenda após uma ação de retomada. No episódio, dois indígenas ficaram feridos por tiros. A operação cumpre dois mandados de busca com o objetivo de coletar provas contra supostos mandantes e executores.
Em nota, a Polícia Federal reforçou que a atuação simultânea demonstra sua imparcialidade na repressão e combate a indivíduos que, atendendo aos próprios interesses, se utilizam da temática de demandas legítimas dos povos originários, para o cometimento de crimes, o que fomenta e retroalimenta a violência dos conflitos fundiários.
As ações contam com equipes da Força Tarefa da PF de Porto Seguro, do Comando de Operações Táticas (COT/PF), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope-PMBA), além de outras unidades especializadas das polícias baianas e da Força Nacional.











