A Operação Freedom, deflagrada nesta terça-feira (4) pela Polícia Civil da Bahia, prendeu 36 integrantes de uma organização criminosa do Rio de Janeiro. A ação, que também ocorreu no Ceará, resultou na morte de um suspeito durante confronto e no bloqueio de 51 contas bancárias.
Durante as buscas no bairro do Uruguai, em Salvador, um investigado reagiu à abordagem e foi baleado. Ele foi encaminhado para o Hospital Geral Ernesto Simões Filho, mas não resistiu aos ferimentos. Além das prisões, quatro detidos foram autuados em flagrante por tráfico e porte ilegal de arma.
Os alvos são investigados por envolvimento em cerca de 30 homicídios e na expansão do tráfico na capital baiana. Foram apreendidas armas e porções de maconha, crack e cocaína durante os 46 mandados de busca cumpridos em Salvador, Aratuípe (BA) e Eusébio (CE).
O delegado-geral André Viana enfatizou a eficácia do trabalho integrado. “A Operação Freedom demonstra a eficiência da investigação integrada, com base em inteligência policial e planejamento estratégico. A precisão das ações resultou na prisão de criminosos ligados a uma organização que tentava expandir sua atuação na Bahia. As forças de segurança baianas e o Governo do Estado estão empenhados em enfrentar o crime organizado e não iremos descansar, garantindo a paz para a população”, afirmou.
A ação reuniu mais de 400 policiais de diversas unidades, com apoio de inteligência da SSP-BA e do Departamento de Polícia Técnica. O objetivo foi desarticular a estrutura criminosa, apreender armas e interromper o fluxo financeiro ilícito que sustentava as atividades do grupo.










