Operação ‘Mascavado’ faz buscas em endereços de novos envolvidos em esquema criminoso desvendado pela ‘Faroeste’

 Operação ‘Mascavado’ faz buscas em endereços de novos envolvidos em esquema criminoso desvendado pela ‘Faroeste’
Compartilhe

Na manhã desta terça-feira, 30 de abril, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Salvador. Os alvos foram as residências de um homem apontado como lobista dentro do esquema criminoso revelado pela ‘Operação Faroeste’ e de uma ex-servidora pública do Poder Judiciário baiano.

Chamada de “Mascavado”, a operação foi iniciada pelo Ministério Público estadual, através do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), em conjunto com a Polícia Federal, por meio da Delegacia de Combate à Corrupção, Desvio de Recursos Públicos e Crimes Financeiros (Delecor).

A ação de hoje é baseada em elementos levantados pelas investigações da ‘Faroeste’, que desvendou um suposto esquema de venda de decisões judiciais na Bahia, envolvendo o lobista, a ex-servidora e um ex-desembargador do Tribunal de Justiça, investigado pela operação. As investigações apontam que o lobista intermediava a negociação para a venda de sentenças favoráveis aos clientes. Quanto à ex-servidora, ela é mencionada como beneficiária do comércio ilegal e teria ameaçado denunciar o esquema criminoso caso deixasse de receber parte da propina.

Os mandados foram expedidos pela Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa da Comarca de Salvador (Vorcrim). Os dois alvos são investigados por crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa.