O jornal The New York Times (NYT), de Nova York, nos Estados Unidos, assim como diversos veículos espalhados pelo mundo, noticiaram nesta sexta-feira (18) a ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) para que o ex-presidente Jair Bolsonaro use uma tornozeleira eletrônica, fique em casa durante a maior parte do dia e fique longe de embaixadas estrangeiras
Apesar de lembrar que a medida é um sinal de que o tribunal acredita que ele pode fugir do país antes de seu julgamento sob acusações de tentativa de golpe após perder a eleição de 2022, o NYT destacou que “a ordem é uma forte escalada da repentina rivalidade das autoridades brasileiras com o presidente Trump sobre o caso do Sr. Bolsonaro”.
O jornal norte-americano lembrou que a Polícia Federal realizou buscas na residência e no domicílio de Bolsonaro após Trump publicar online uma carta que escreveu ao ex-mandatário brasileiro, afirmando que o processo criminal contra ele era uma perseguição política. O presidente estadunidense acrescentou que suas tarifas planejadas de 50% sobre as importações brasileiras tinham como objetivo pressionar as autoridades brasileiras a retirarem as acusações.
Investigações da Polícia Federal apontam que Jair Bolsonaro financiou a ida de Eduardo Bolsonaro para os Estados Unidos com o intuito de financiar a ação que ameaçou a soberania do Brasil e a independência dos Poderes, como a aplicação das tarifas. Ao G1, a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que “recebeu com surpresa e indignação a imposição de medidas cautelares severas contra ele, que até o presente momento sempre cumpriu com todas as determinações do Poder Judiciário”.