21 de fevereiro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Número de beneficiados pelo IPTU Verde cresce 1.378% desde 2022 em Salvador

 Número de beneficiados pelo IPTU Verde cresce 1.378% desde 2022 em Salvador

Foto: Jefferson Peixoto/Secom

#Compartilhe

A Prefeitura de Salvador continua a registrar, ano após ano, um aumento significativo de adesões ao programa IPTU Verde. Em 2025, esse crescimento se manteve, com o número de beneficiados mais do que dobrando em comparação a 2024. Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) revelou que o avanço é ainda mais impressionante quando analisamos os dados de três anos atrás.

De acordo com o estudo, o número de beneficiados saltou de 2.252 para 5.515 entre 2024 e 2025, representando um aumento de 145%. Esse crescimento se torna ainda mais notável quando comparado a 2022, quando apenas 373 benefícios foram concedidos (1.378%).

A secretária da Fazenda, Giovanna Victer, destacou que o aumento é resultado da crescente conscientização da população em relação às questões ambientais, além das melhorias implementadas no programa, que tornaram o IPTU Verde mais atrativo.

“Os contribuintes têm demonstrado um interesse crescente pelo IPTU Verde, refletido de maneira impressionante no aumento de 1.378% na adesão ao programa nos últimos três anos. Esse crescimento notável é um claro indicativo da conscientização da população, assim como do compromisso da Prefeitura com práticas sustentáveis e a preservação do meio ambiente”, afirmou a titular da Sefaz.

Em 2022, foram introduzidos 39 novos requisitos e ampliados os critérios avaliados no processo de certificação, que passou de 631 para 1.020. Desde então, as práticas sustentáveis incluem, por exemplo, a manutenção de árvores em terrenos de construção, a criação de áreas de compostagem e a implementação de biovaletas e jardins de chuva com vegetação, entre outras. Além disso, o prazo de renovação do benefício foi ampliado para cinco anos, garantindo maior estabilidade e incentivo à sustentabilidade.

Ivan Euler, secretário de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), comentou os benefícios para o município. “A ampliação deste programa, com novos critérios e maior incentivo fiscal, tem se mostrado um verdadeiro estímulo à construção de uma cidade mais verde e resiliente. Isso demonstra que a política de incentivo tributário é uma ferramenta eficaz para promover a sustentabilidade, além de gerar benefícios diretos para a qualidade de vida e o futuro da nossa cidade”, comentou.

João Xavier, que é o titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), pasta responsável pelo processo de adesão ao IPTU Verde, enfatizou os benefícios proporcionados ao cidadão.

“Os benefícios do IPTU Verde reduzem o impacto ambiental das construções, promovem economia para os moradores e contribuem para a sustentabilidade da cidade. Implementar essas práticas sustentáveis não é apenas uma vantagem econômica, mas uma necessidade para o futuro das cidades”, afirmou.

O IPTU Verde oferece descontos no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) por meio de três categorias: ouro (10% de desconto), prata (7%) e bronze (5%). O benefício é concedido com base na pontuação obtida no projeto apresentado, que abrange mais de 70 práticas sustentáveis.

Os interessados em participar do programa devem visitar o site iptuverde.salvador.ba.gov.br para obter informações detalhadas sobre as regras, a relação de documentos necessários e os critérios de pontuação.

Programas de incentivo – Além do IPTU Verde, a Prefeitura de Salvador também conta com o IPTU Amarelo. Por meio desse programa, o município beneficia imóveis residenciais e empresariais que geram sua própria energia fotovoltaica. O incentivo também pode variar entre 10%, 7% e 5%, dependendo da relação entre consumo e energia produzida. Em 2025, a iniciativa teve um aumento de 2% em relação ao número de inscritos em 2024, totalizando 186 inscrições.

Relacionados