Novo relator diz que anistia irrestrita é “impossível”

Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

O novo relator do projeto de anistia, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), declarou nesta quinta-feira (18) que uma proposta de perdão sem restrições é inviável politicamente. A afirmação foi feita após reunião com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). O parlamentar afirmou que buscará uma solução intermediária para aprovação rápida.

Conforme lembrou o relator, a medida precisa obter apoio majoritário, mesmo não satisfazendo integralmente nenhum dos lados. “Anistia ampla, geral e irrestrita é impossível. Acho que nós vamos ter que fazer algo que não agrade nem a direita e nem a esquerda, mas que agrade a maioria da Câmara”, afirmou.

Paulinho da Força sinalizou mudança na abordagem do tema. “Nós não estamos mais falando de anistia. Eu vou procurar alguns governadores neste final de semana e a partir de segunda reunião com bancadas pra gente votar o mais rápido possível”, prosseguiu. A busca por consenso indica que o texto original passará por modificações significativas.

Requerimento de urgência

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (17), um requerimento de urgência em favor do Projeto de Lei (PL) 2162/2023, que concede anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. Foram 311 votos favoráveis, 163 contrários e 7 abstenções.

Mais de Soteropoles

plugins premium WordPress