Neste fim de semana, 18 praias de Salvador estão impróprias para banho

Foto: Divulgação/Semop
Neste fim de semana, ao menos 18 praias de Salvador estão impróprias para banho, conforme o “Boletim de Balneabilidade” do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), divulgado na última sexta-feira (14). O boletim, que é atualizado semanalmente, é baseado em análises de amostras coletadas em 134 pontos ao longo da costa baiana.
As praias são classificadas em quatro categorias Excelente, Muito Boa, Satisfatória e Imprópria e recebem a classificação de “Própria” ou “Imprópria” de acordo com a qualidade da água. Quando a balneabilidade está comprometida, a praia é considerada imprópria para o banho.
Entre as praias impróprias em Salvador, destacam-se locais como São Tomé de Paripe, Tubarão, Periperi, Penha, Bonfim, Bogari, Pedra Furada, Boa Viagem, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Pituba, Armação, Boca do Rio, Corsário, Patamares e Itapuã.
Por outro lado, algumas praias estão classificadas como próprias para banho, como Roma, Canta Galo, Porto da Barra, Santa Maria, Farol da Barra, Buracão, Piatã, Placafor, Stella Mares e Flamengo, entre outras.
É importante que os banhistas fiquem atentos às condições de balneabilidade, para garantir a segurança e evitar riscos à saúde ao frequentarem as praias da cidade.