Negociação da Bahia por trens do Mato Grosso é prorrogada pelo TCU

 Negociação da Bahia por trens do Mato Grosso é prorrogada pelo TCU

Foto: Divulgação/VLT Cuiabá

Compartilhe

O grupo do Tribunal de Contas da União (TCU) que auxilia na negociação do governo da Bahia para adquirir os vagões do VLT do Mato Grosso foi adiado, na última quinta-feira (26), por mais 30 dias. Já é a segunda vez que a conversa é prorrogada, chegando próximo de três meses de conversa. As informações são do portal A Tarde.

As negociações iniciaram a partir do governo do Mato Grosso em negociar 280 vagões do sistema de VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) que ligaria os municípios de Cuiabá e Várzea Grande. Os vagões nunca foram utilizados, visto que as obras para a implantação nunca foram concluídas.

O TCU está intermediando as conversas, e abriu um grupo de trabalho em 23 de agosto de 2023, com prazo de 30 dias, para encontrar uma solução.

O governo do Mato Grosso deseja recuperar o dinheiro investido na compra dos vagões, enquanto o governo baiano busca um equipamento rodante de qualidade e com custo baixo, para acelerar a implantação do sistema no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

No meio das negociações, outros dois estados demonstraram interesse nos trens mato-grossenses, foram o Rio de Janeiro e o Pernambuco.

Apesar dessa maior proximidade da Bahia em fechar a compra, ainda não há acordo entre as partes e o grupo de trabalho. O TCU precisou de um novo adiamento, devendo se estender até o dia 26 de novembro, superando a marca de 90 dias de negociação.