Sete mulheres foram detidas e conduzidas à delegacia após serem flagradas tentando ingressar com drogas no Conjunto Penal de Eunápolis, na Bahia, utilizando sandálias com compartimentos ocultos. O fato ocorreu na tarde desta quinta-feira (18), durante revista no Pavilhão A da unidade, e revelou um possível esquema de distribuição de entorpecentes.
A ação foi desencadeada quando agentes penitenciários localizaram um par de sandálias com um espaço lacrado entre os solados, contendo substância análoga à maconha. Duas mulheres foram flagradas em flagrante na tentativa. A descoberta motivou uma busca mais ampla, e outras cinco visitantes, sob suspeita de tentarem a mesma prática, foram encaminhadas à delegacia. Elas usavam calçados idênticos com compartimentos falsos vazios, mas com resíduos da mesma droga, indicando que a entrega aos presos já havia sido realizada.
Em paralelo, o equipamento de escaneamento corporal (bodyscan) detectou material ilícito escondido nas partes íntimas de uma outra visitante, além de drogas em seu calçado. No total, foram apreendidos aproximadamente 260 gramas de substância análoga à maconha e duas porções cilíndricas de material similar ao haxixe. Sete pares de sandálias foram recolhidos.
Possível esquema de distribuição
As investigações preliminares apontam para uma possível esquema de distribuição de drogas dentro do presídio. Além das sete mulheres, dois custodiados também foram levados à Delegacia de Polícia. Eles responderão, junto com as visitantes, por crimes como tráfico de drogas e associação para o tráfico. Como medida administrativa, os cartões de visita dos envolvidos foram cancelados e será instaurado Procedimento Disciplinar para apurar a conduta dos detentos.
A operação contou com a colaboração da Delegacia Titular de Eunápolis, da Polícia Militar e da direção do presídio. A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) reiterou, em nota, seu compromisso com o combate à criminalidade no sistema prisional.









