Um grupo de mulheres ocupou a Avenida Jequitaia, na manhã desta segunda-feira (7), em Salvador, para cobrar mais espaço nas obras públicas da cidade. A mobilização aconteceu na altura do bairro da Calçada, sentido Largo de Roma, e travou o trânsito na região.
O grupo protestou em frente ao canteiro das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), exigindo mais contratações de mulheres no transporte público. Funcionários da obra também apoiaram o ato.
Ligadas à Associação Mulheres Trabalhadoras em Ação, as manifestantes pediram igualdade no mercado de trabalho. Com cartazes que diziam “Emprego para as mulheres já”, elas denunciaram a exclusão feminina, principalmente de mulheres negras e periféricas, nas frentes de trabalho da capital. Kizzi Adriana, presidente da associação, afirmou a TV Bahia o desejo de construírem mais oportunidades para as mulheres o setor.
“Essa manifestação pacífica quer garantir mais espaço para as mulheres nas obras de Salvador e da Bahia. Somos mães solos, negras, chefes de família e precisamos de oportunidade para colocar comida na mesa”.