O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) denunciou à Justiça, nesta terça-feira (8), três policiais militares pela morte de Ana Luiza Silva dos Santos de Jesus, de 19 anos. O fato ocorreu em 13 de abril, no bairro da Engomadeira, e o órgão também solicitou a prisão preventiva dos acusados.
Os militares, lotados no Pelotão de Emprego Tático Operacional da 23ª CIPM, foram denunciados pelo crime de homicídio. A ação foi classificada como tendo motivo torpe, uso de meio que causou perigo comum e recurso que impediu a defesa da jovem.
As investigações do Grupo Geosp apontam que Ana Luiza foi atingida pelas costas por um disparo efetuado pela tropa. Os agentes perseguiam e atiravam contra um homem desarmado que fugia por um beco, “mesmo sem qualquer prévia agressão contra a guarnição ou qualquer risco oferecido a terceiros”.
A vítima caminhava pelas escadarias do local, rumo à sua residência, quando foi alvejada. De acordo com a denúncia, os PMs, “mesmo tendo a clara visão da presença de Ana Luisa andando pelo beco, persistiram com a ação, assumindo o risco de provocar evento morte, mesmo de terceiros”.
O homem alvo da perseguição conseguiu evadir e não foi localizado. O MP ainda afirma que os policiais tentaram forjar um confronto armado, com registros no Centro Integrado de Comunicações e pedido de reforço.













