A cantora Nana Caymmi faleceu nesta quinta-feira (1º), aos 84 anos, no Rio de Janeiro. Internada desde agosto de 2024 na Clínica São José, em Botafogo, a artista tratava uma arritmia cardíaca e enfrentava outras complicações de saúde.
O irmão da cantora, Danilo Caymmi, confirmou a morte em vídeo publicado nas redes sociais. “É com muito pesar que comunico o falecimento da minha irmã Nana Caymmi. Estamos todos muito chocados e tristes. Foram nove meses de sofrimento, entre hospital e UTI. Um processo muito doloroso, com várias comorbidades”, disse.
Danilo também destacou a importância da irmã para a música brasileira. “O Brasil perde uma grande cantora, uma das maiores intérpretes que este país já viu. Uma artista de muito sentimento”, declarou.
Filha primogênita de Dorival Caymmi, ícone da música baiana, e da cantora Stella Maris, Nana construiu uma carreira marcada por interpretações profundas e a mistura entre MPB, samba-canção e bolero. Ela havia completado 84 anos na última terça-feira (29).
Segundo informações da família, o estado de saúde da artista se agravou após uma “overdose de opioides” na quarta-feira (30). A condição foi ainda mais impactada pela obesidade e uma infecção óssea, a osteomielite, conforme relatado por Danilo em entrevista ao jornal O Globo.