Ministro enfatiza importância de produzir o óleo da Cannabis no Brasil: “Nós precisamos plantar aqui”

 Ministro enfatiza importância de produzir o óleo da Cannabis no Brasil: “Nós precisamos plantar aqui”

Foto: Reprodução

Compartilhe

O Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, que é um dos autores do PL 399/2015, um projeto que quer viabilizar a comercialização de medicamentos que contenham extratos, substratos ou partes da planta Cannabis, afirmou em entrevista ao Cannabis & Saúde que produção local seria menos onerosa aos cofres públicos.

“A Cannabis medicinal tem uma gama de aplicações à saúde do povo brasileiro. O povo brasileiro está precisando e hoje os termos que estão colocados não são adequados para o fornecimento para o SUS”, disse o ministro.

O Projeto de Lei 399/2015 propõe o cultivo, processamento e manipulação da Cannabis em solo brasileiro para uso medicinal. Paulo Teixeira está otimista com a aprovação do PL em breve. E, consequentemente, que a medida desenvolva o setor no Brasil, junto com as associações de pacientes que já existem.

“Então, nós precisamos produzir aqui, plantar aqui, extrair o óleo aqui, testar o óleo aqui e desenvolver uma indústria também. Mas ao mesmo tempo, a medicina canábica é importante no nosso país e reconhecer que as associações dos pacientes têm sido fundamentais também no desenvolvimento dessa matéria”, pontuou o político.

“Acho que o Sistema Único de Saúde vai adotar, o problema é o custo. E é por isso que o 399 pretende baixar o custo para produção dos medicamentos a base de Cannabis”, finalizou Paulo Teixeira.