Ministério da Justiça alerta sobre o perigo de compartilhar imagens explícitas da guerra

 Ministério da Justiça alerta sobre o perigo de compartilhar imagens explícitas da guerra

Foto: Reprodução/Al Jazeera

Compartilhe

O Ministério da Justiça e Segurança Pública emitiu um alerta nesta sexta-feira (13), para as redes sociais, sobre o compartilhamento de imagens explícitas do conflito entre Israel e Palestina. O Ministério afirma que os registros publicados nas plataformas podem servir como estímulo para grupos extremistas.

A pasta citou estudos que apontam como grupos extremistas se mobilizam na internet com a propagação de imagens violentas. O contato com as redes sociais no ministério é comandado pela advogada Estela Aranha, assessora especial de Direitos Digitais, que esse ano criou um canal de contato com as redes sociais.

A assessora, no entanto, ainda não foi respondida por todas as empresas, que também não colaboraram com as polícias estaduais em investigações criminais.

As empresas que têm respondido ao ministério dizem estar empenhadas em moderar os conteúdos, principalmente os que têm crueldade explícita. Uma estratégia que está sendo usada é pegar os perfis da imprensa profissional como padrão para a divulgação das imagens, ou seja, para que os conteúdos cumpram a função de informar.