Março Mulher: Ação da SMS em parceria com projeto social atende mulheres em situação de vulnerabilidade

 Março Mulher: Ação da SMS em parceria com projeto social atende mulheres em situação de vulnerabilidade

Fotos: Bruno Concha/Secom PMS

Compartilhe

As mulheres em situação de vulnerabilidade social de Salvador receberam uma ação especial na quarta-feira (6), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Virgílio de Carvalho, no Bonfim. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Projeto Dandara, promoveu a aplicação de implante subdérmico, um método contraceptivo, nas mulheres. A ação faz parte do Março Mulher, programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado na sexta-feira (8).

Durante todo o dia, 18 mulheres passaram pela iniciativa. O enfermeiro e assessor técnico da Diretoria de Atenção Primária à Saúde, Abdon Brito, explicou que a parceria com o Projeto Dandara é algo pensado para promover a ampliação dos direitos sexuais contraceptivos em mulheres, trabalhando especialmente com grupos em vulnerabilidade.

“É um contraceptivo de longa duração que possibilita uma maior autonomia reprodutiva a essas mulheres. Elas têm vulnerabilidades biológicas, sociais, biográficas, são mulheres de rua, com problemas de endometriose, ou seja, grupos estratégicos que podem se beneficiar desse implante. Por isso, em parceria com o Consultório de Rua da SMS, nós identificamos pacientes e abrimos vagas para a ação. Após a colocação, elas são acompanhadas pelas equipes que orientam e realizam outras ações inerentes ao trabalho do Consultório de Rua”, declarou o gestor.

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, reforçou a necessidade dos entes públicos se mobilizarem em prol da qualidade de vida e cidadania para pessoas em vulnerabilidade social. “Com muito carinho e cuidado fortalecemos a iniciativa para acolher essas mulheres. A ação vai além do social, é uma forma de empoderamento do corpo feminino. A disposição desses implantes garante que a mulher possa ter acesso ao controle reprodutivo de forma saudável, bem como estimula o poder de escolha no âmbito da maternidade”.