O major da Polícia Militar da Bahia Almir Bispo dos Santos Filho foi exonerado nesta terça-feira (5), após ser preso em flagrante por facilitar a entrada de celulares e outros objetos proibidos no Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador. A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Estado.
Almir atuava na coordenação de planejamento operacional do Batalhão de Guardas (BG), unidade responsável pela segurança interna do presídio. Ele foi substituído pela major QOPM Gisele Dantas de Souza.
A prisão aconteceu após o major tentar inserir, de forma disfarçada, uma sacola com materiais proibidos na bolsa de uma visitante — tia de um dos internos — que havia passado pela revista padrão e já estava nas proximidades da Coordenação de Segurança. Ambos foram surpreendidos pelas equipes de vigilância.
O flagrante mobilizou autoridades como a Coordenação de Monitoramento e Acompanhamento do Sistema Prisional (CMASP), o Superintendente de Gestão Prisional, o Diretor-Geral do Sistema Prisional e o Grupo Operacional Prisional.
Em nota, a Polícia Militar confirmou que o oficial foi conduzido à Corregedoria para apuração do caso.