Mais postos SAC na Bahia passarão a emitir nova Carteira de Identidade em agosto

 Mais postos SAC na Bahia passarão a emitir nova Carteira de Identidade em agosto

Foto: Itep/Divulgação

Compartilhe

A partir de agosto, a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que substituirá o Registro Geral (RG), será disponibilizada em mais postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) na Bahia. Atualmente, apenas as unidades de Pituaçu e Salvador Shopping oferecem esse serviço, mas essas também aumentarão o número de vagas diárias no próximo mês.

A Secretaria da Administração da Bahia (Saeb) confirmou que novos postos passarão a emitir a CIN, embora os locais específicos e a data oficial do lançamento ainda não tenham sido definidos. A expansão do serviço vem em resposta a críticas de usuários que enfrentam dificuldades para agendar o atendimento. Muitos têm encontrado o site com todas as datas indisponíveis, um problema atribuído à introdução gradual da CIN.

A primeira via da CIN será gratuita para todos os cidadãos e poderá ser solicitada pelo site ou aplicativo ba.gov.br. O novo documento será emitido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) por meio do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM).

A Saeb explica que a implementação gradual do serviço é necessária devido à novidade do processo, mas garante que a expansão para novos postos ajudará a melhorar o acesso e a reduzir as dificuldades de agendamento enfrentadas pelos usuários.

O novo documento terá o cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação, e um QR Code para verificação de autenticidade do documento e dos dados do cidadão. A CIN terá validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.