Ouça a Rádio Soteropoles aqui

Mãe Bernadete é lembrada em cerimônia do Dia da Consciência Negra no Palácio do Planalto

 Mãe Bernadete é lembrada em cerimônia do Dia da Consciência Negra no Palácio do Planalto

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzbom/Agência Brasil

Compartilhe

Líder quilombola morta em 17 de agosto deste ano, em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador, Mãe Bernadete foi lembrada durante a cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, nesta segunda-feira (20), para marcar o Dia da Consciência Negra.

O evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT). O mestre de cerimônia chegou a convocar um minuto de silêncio pela morte da Mãe Bernadete. “Neste momento, pede-se a todos, um minuto de silêncio em homenagem à Mãe Bernadete e às lideranças quilombolas assassinadas neste ano.”

Na ocasião, diversos ministros assinaram uma série de acordos de cooperação que integram o Pacote pela Igualdade Racial, composto por 13 ações. Em seu discurso, a titular da pasta da Igualdade Racial, Anielle Franco, ressaltou o significado da data e reforçou a importância da luta antirracista.

“Quem veio antes de nós não nos deixou esquecer que o grande líder negro quilombola Zumbi dos Palmares simboliza a resistência contra a desumanização do povo negro e a luta em favor da mãe de todas as demandas: a liberdade Zumbi e Dandara dos Palmares estarão presentes onde ecoarem as vozes pela transformação social que garanta a todas as pessoas o direito de buscar o próprio sonho, como aqui, neste Dia da Consciência Negra”, declarou a ministra.