presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na noite desta sexta-feira (1º), que o Brasil está aberto ao diálogo com os Estados Unidos, após declarações de Donald Trump. O norte-americano disse que Lula poderia “falar com ele quando quisesse”, em referência à recente tensão comercial entre os dois países.
“Sempre estivemos abertos ao diálogo”, escreveu Lula em sua conta na rede social X (antigo Twitter). Na mesma publicação, ele reforçou que “quem define os rumos do Brasil são os brasileiros e suas instituições” e que o governo trabalha para proteger a economia, as empresas nacionais e os trabalhadores frente às medidas impostas pelos EUA.
A declaração ocorre dias após Trump assinar o decreto que estabelece uma tarifa de 50% sobre a entrada de produtos brasileiros, a partir da próxima quarta-feira (6). Apesar da medida, 694 itens ficaram de fora da taxação, entre eles o suco de laranja, celulose e aviões da Embraer.
As tarifas e os discursos recentes de Trump têm elevado a tensão diplomática entre os dois países, com impactos diretos nas relações comerciais e no cenário político internacional. O governo brasileiro afirma que seguirá buscando soluções por vias diplomáticas.