Lula rebate Trump sobre Bolsonaro: ‘dê palpite na sua vida’

Foto: Reprodução, Youtube

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiu nesta segunda-feira (7) a uma publicação de Donald Trump em apoio a Jair Bolsonaro (PL), reforçando que o Brasil não aceita intromissões em sua democracia.

Em nota oficial, Lula declarou: “A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito.”

Questionado sobre o assunto após a cúpula do Brics, o presidente evitou comentar diretamente a postagem do ex-mandatário americano, afirmando ter prioridades mais relevantes.

“Este país tem lei, tem regra. Tem um dono, chamado povo brasileiro. Portanto, [Trump]: ‘dê palpite na sua vida e não na nossa’.”

Em sua rede social, Truth Social, Trump comparou a situação de Bolsonaro à sua própria, alegando perseguição política. “Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo”, escreveu, elogiando o ex-presidente brasileiro como um “líder forte”.

Bolsonaro agradeceu publicamente o apoio, chamando Trump de “amigo” e citando supostas semelhanças em suas trajetórias. “Agradeço ao ilustre presidente e amigo. [Vossa Excelência] passou por algo semelhante. Foi implacavelmente perseguido, mas venceu para o bem dos Estados Unidos.”

O episódio ocorre em meio a pedidos de bolsonaristas por sanções contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, aumentando a tensão política com o judiciário.

Mais de Soteropoles

plugins premium WordPress