Lula rebate Trump e diz que Brasil não aceitará “Desaforo”

Foto: Reprodução/Youtube
Foto: Reprodução/Youtube
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta segunda-feira (17), que o Brasil não aceitará “nenhum desaforo” diante das ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A declaração foi feita durante um discurso no Rio de Janeiro, onde Lula ressaltou o caráter pacífico do Brasil, mas criticou as tarifas impostas pelo governo norte-americano a outros países.
“O Brasil é um país de paz, não temos divergências com ninguém. Gostamos de todos e queremos que todos gostem da gente. Eu, em vez de um murro, prefiro dar um abraço; em vez de uma mordida, prefiro dar um beijo”, afirmou o presidente.
Lula também destacou a importância de defender a soberania nacional e reforçou que o Brasil deve ser respeitado internacionalmente. “Os Estados Unidos pertencem aos americanos; a China, aos chineses; a Rússia, aos russos; a Índia, aos indianos. E o Brasil pertence ao povo brasileiro. Eles precisam respeitar o que fazemos aqui dentro”, disse.
Desde que assumiu o cargo, em janeiro, Trump tem adotado medidas protecionistas, incluindo a aplicação de uma tarifa de 25% sobre as importações de aço e alumínio, impactando diretamente o Brasil, um dos maiores exportadores desses produtos.