O governo federal decidiu dar um novo impulso ao projeto da Ponte Salvador-Itaparica ao incluí-lo oficialmente no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). A medida foi formalizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (22).
Com a decisão, o Sistema Rodoviário Ponte Salvador–Ilha de Itaparica passa a ser considerado um empreendimento prioritário para investimentos, tanto nacionais quanto estrangeiros. A obra, que promete ser a maior infraestrutura em andamento na Bahia, prevê uma ponte com mais de 12 quilômetros de extensão, ligando a capital baiana à Ilha de Itaparica.
A inclusão no PPI assegura ao projeto prioridade na estruturação e no acompanhamento de parcerias com a iniciativa privada, o que pode acelerar os trâmites e a captação de recursos. A construção da ponte também esteve em pauta durante encontros entre Lula e o presidente da China, Xi Jinping, com quem o petista discutiu a necessidade de dar celeridade à formalização do novo contrato entre o Consórcio Chinês responsável pela obra e o Governo da Bahia.
Esse novo acordo contratual foi assinado em junho e, agora, com o respaldo do governo federal, o projeto ganha status estratégico dentro do plano de desenvolvimento de infraestrutura do país.










