O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou a aliados que está se preparando para disputar a Presidência da República novamente em 2026. A declaração marca uma mudança em relação às falas anteriores do petista, que, até mesmo durante a campanha de 2022, afirmava que não buscaria a reeleição por conta da idade — ele terá 80 anos na próxima eleição.
Segundo a colunista Daniela Lima, do G1, Lula confidenciou a senadores da base que vem cuidando da saúde, fazendo exercícios físicos e mantendo a forma justamente com esse objetivo. Um dos parlamentares presentes relatou que o presidente foi direto: “Tendo saúde, é candidato. E fez questão de dizer que está forte. Vejo com plenas condições de levar o plano adiante”, disse à coluna.
Além de falar sobre seus planos eleitorais, Lula reforçou a intenção de se envolver diretamente na articulação política, com atenção especial a senadores que disputarão a reeleição em 2026. Durante o encontro, o presidente também fez uma prestação de contas sobre as ações do governo, voltou a criticar a taxa de juros e tratou sua crise de popularidade como algo passageiro. Um dos senadores presentes avaliou que o cenário atual pode ser revertido.